Anos Finais (6º ao 9º Ano)
Ensino Fundamental II
Os alunos que chegam a este período de aprendizagem, já tem na bagagem os conhecimentos adquiridos em novos conteúdos. Ensino e aprendizagem se integram de forma mais intensa e conhecendo na pratica o conteúdo assimilado em sala de aula.
Uma atenção especial é dada ao desenvolvimento das potencialidades pessoais da cada aluno, incentivando-o a descobrir e experimentar (ações primordiais do processo de descoberta do mundo), sem podar suas capacidades e iniciativas – apenas direcionando-o e incutindo o hábito do “fazer e pensar sobre”.
Nesta etapa do conhecimento, o aluno começa aprender sobre ética, cidadania, diferentes culturas, meio ambiente entre outros assuntos importantes nos dias de hoje.
Material Ditático
Nossa escola trabalha com material apostilado da Editora Positivo de Curitiba. Empresa de renome nacional e com resultados expressivos em todo o Brasil.
Descobrindo a independência
Os Anos Finais do Ensino Fundamental são a fase em que os alunos passam por grandes mudanças físicas, emocionais e psicológicas. Assim, para que o aprendizado seja significativo e prazeroso, utilizamos práticas pedagógicas inovadoras, pensadas para incentivar a reflexão. Afinal, quando as informações fazem sentido para o aluno, elas se transformam em conhecimento, gerando autonomia e motivação para os próximos passos.
Avaliações e simulados
A partir do 6º ano, nossas escolas conveniadas contam com o suporte das Avaliações Positivo e podem aplicar provas periódicas para saber como está o desenvolvimento dos estudantes e das turmas. A partir do 9º, há também os simulados de preparação para Enem e vestibulares.
Jornada de aprendizagem ativa
Aprender não ocorre apenas ouvindo alguém falar, mas fazendo, experimentando, analisando e produzindo.
A nova coleção dos Anos Finais traz conteúdos que acompanham o aluno em uma fase repleta de mudanças e descobertas, também alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Os estudantes não apenas conhecem a realidade, como também atuam sobre ela, adquirindo valores e conhecimentos que os preparam para os desafios do Ensino Médio.
É hora de explorar novos horizontes. Em cada disciplina, o adolescente terá a oportunidade de vivenciar experiencias que promovem o raciocínio, o espirito critico, a tomada de decisões e autonomia para aplicar os conhecimentos obtidos em aula no seu dia a dia.
Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Filosofia, Língua Inglesa, Arte e Educação Física (somente professor).
Para o aluno e o professor
- Livros didáticos – impresso e digital
- Livros de atividades – Língua Portuguesa; Produção de textos; Matemática; Ciências; Geografia; História; Filosofia; Língua Inglesa
- Reforço da aprendizagem e incentivo à autonomia com os deveres de casa
- Tabela periódica de Química – somente para o 9º ano
- Positivo ON – plataforma de aprendizagem
- Banco de questões – Studos
- Áudios de Língua Inglesa
- + de 350 RAs*
- + de 1300 QR Codes
*Realidades aumentadas
Para o professor
- Material do professor – por componente curricular
- Proposta pedagógica, orientações metodológicas e didáticas, gabaritos, mapa curricular integrado e sugestões
- Material opcional: Espanhol – livros e áudios do 6º ao 9º ano
Portal Educacional – Turmas de 9º Ano
Tecnologia que ajuda a transformar o Ensinar em Aprender.
Um conjunto de tecnologias educacionais que reúne rede social, conteúdos, avaliações, aplicativos, e projetos colaborativos em um só lugar.
Educacional Rede Social
Tem cara de Facebook, tem botão “curtir”, tem amigos. Mas não é Facebook. Plataformas gratuitas na internet integram estudantes e professores que têm como objetivo o estudo.
O ambiente virtual pode integrar uma turma presencial, servir como biblioteca acadêmica ou até como rede para encontrar desconhecidos que estudam o mesmo tema.
Educacional Projetos
Com uma programação anual, o Educacional Projetos é um conjunto de propostas que possibilita um intercâmbio nacional de experiências e produções, colocando o aluno como protagonista do próprio conhecimento e o educador como mediador da aprendizagem.
Cada projeto do Educacional incentiva o diálogo, a troca e a produção de materiais, apresentando novas oportunidades para aprendizagens específicas, temas interdisciplinares, além de ampliar horizontes geográficos e culturais, tanto dos professores quanto dos alunos.
Conectando alunos de todo o Brasil, os projetos colaborativos incentivam a interdisciplinaridade, a interação e a troca de conhecimentos sobre as experiências desenvolvidas em sala de aula. E uma inovação importante, que é experimentada pela primeira vez este ano, é a distribuição do conjunto das propostas ao longo de três eixos temáticos: Eixo Comunicação, Linguagem Eixo Investigação Matemática e Eixo Cidadania e Sustentabilidade.
Oficina de Textos
A melhor maneira de aprender a escrever é… Escrevendo! Afinal, escrita e leitura são atividades essenciais ao desenvolvimento humano e, por isso, devem ser estimuladas diariamente tanto nas atividades escolares como cotidianas.
Mas, e se ao invés de usarem apenas papel, lápis ou caneta, seus alunos também pudessem produzir um livro em coautoria com grandes escritores do país através da Internet?
Essa é a proposta das Oficinas do Texto, ação colaborativa disponível na Central de Projetos do Educacional – conjunto de soluções da Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática que conecta escolas particulares de todo o país. Por meio das Oficinas, os alunos têm a oportunidade de escrever um livro em parceria com autores consagrados, como Ziraldo, Luis Fernando Verissimo.
Com mais de um milhão de livros escritos por alunos de todo o país, o projeto Oficinas do Texto é uma experiência colaborativa de coautoria que estimula, de maneira lúdica, a criatividade e a produção textual dos estudantes.
Como funciona?
Partindo de ilustrações ou textos previamente produzidos por autores renomados, que são parceiros do Educacional, os alunos têm a oportunidade de escrever a sua própria obra em um ambiente virtual de aprendizagem disponível no Educacional.
Os livros podem ser escritos individualmente ou em grupos, segundo a opção do professor e, ao final do projeto, cada aluno recebe um exemplar impresso de seu trabalho com seu nome como coautor, que poderá ser um livro, um jornal ou uma história em quadrinhos.