Endereço: Rua Mário Valentin, 115, Santana - Cariacica/ES | Telefone: 27 3246-5400

Avaliação do Rendimento Escolar:

A partir deste ano, seguindo uma tendência nacional e visando o melhor aproveitamento e aprendizado dos conteúdos de nossos alunos o nosso sistema avaliativo passa a ser trimestral.

• 1° Trimestre = 30 pontos
  • 2° Trimestre = 30 pontos
  • 3° Trimestre = 40 pontos

O aluno que ao final do ano letivo totalizar nota igual ou superior a 60 pontos será aprovado.

A avaliação do rendimento escolar compreenderá a verificação do aproveitamento e da assiduidade com provas intermediárias, avaliações trimestrais, trabalhos, projetos individuais ou em grupos, exercícios complementares para nota, entre outros, sendo, no mínimo, duas notas atribuídas a formas de avaliação que atendam às peculiaridades didático-pedagógicas de cada disciplina.

A verificação do aproveitamento escolar será feita, por disciplina, mediante as formas e procedimentos de avaliação previstos no planejamento.

Constará do calendário letivo oficial a previsão, a cada trimestre, de um período para a realização das provas oficiais.

Boletim Escolar

Trimestralmente o colégio divulgará os dados do desempenho escolar dos seus alunos no boletim escolar, que é enviado por intermédio dos alunos e/ou entregue na reunião de pais, previamente agendada.

Da Aprovação e Reprovação

Considerar-se-á aprovado por média na disciplina, o aluno que totalizar no mínimo 60 (sessenta) pontos no ano letivo.

O aluno que obtiver menos de 60 (sessenta) pontos no total dos três trimestres será convocado diretamente para a Recuperação Final.

Para aprovação após a Recuperação Final, o aluno deverá obter um valor igual ou superior a 60(sessenta).

Execução da Avaliação

O aluno deverá sentar no lugar que lhe for indicado. A partir da entrega da avaliação não poderá se comunicar com outro aluno.

O aluno deverá preencher corretamente todo o cabeçalho, escrevendo seu nome completo e a identificação de sua turma e professor.

Usar letra bem legível e alunos do Ensino Fundamental II e Médio deverão fazer a prova a caneta e o uso do corretivo é proibido.

Ler atentamente o enunciado, organizar o pensamento para dar a resposta completa ao que se pede; nunca tentar resolver a questão antes de compreender o que está sendo solicitado.

Rasuras ou alterações anulam as questões de múltipla escolha.

Atitudes suspeitas poderão ocasionar perda de pontos, anulação de questões e até da própria avaliação.

O professor poderá mudar o aluno de lugar.

Não rabiscar a avaliação, nem escrever nela bilhetes para o professor.

Reler a avaliação antes de entregá-la ao professor, porque caso tenha deixado algum item em branco, por distração ou esquecimento, ainda poderá completá-lo.

Nas avaliações que exigem cálculos, só estes poderão ser feitos a lápis, sendo que as respostas, devem ser escritas a caneta e os cálculos não poderão ser apagados, se isto acontecer, a questão será anulada.

Penalidades

O não cumprimento das normas mencionadas implicará desconto de pontos ou até, do valor total da avaliação.

Quando o professor surpreender o aluno “colando” ou “portanto cola”, levará o caso imediatamente ao conhecimento da Supervisão Pedagógica, que decidirá sobre a penalidade a ser aplicada ao aluno, com aprovação da Direção.

Entrega de Avaliações Corrigidas

O aluno terá até 48 horas (equivalente a dois dias úteis), para solicitar revisão, contadas a partir da entrega do resultado da avaliação.

As avaliações, devidamente corrigidas, serão devolvidas aos alunos, a contar da data da respectiva aplicação, no prazo máximo de 10 (dez) dias.

Avaliações de 2ª Chamada

Todas as normas estabelecidas para as avaliações, serão válidas, também, para as avaliações de 2ª chamada.

A responsabilidade pelo requerimento para as avaliações de 2ª chamada é do responsável e não do Colégio.

Alunos Atletas: Frequência e Reposição de Atividades

Em relação aos alunos que integrarem representação desportiva de âmbito nacional, estadual ou municipal e faltarem às atividades letivas por motivo de competições, serão tomadas as medidas abaixo:

• As faltas serão registradas no Diário de Classe, pelo professor, e constarão do Boletim Escolar no final da etapa letiva correspondente;
  • Ao final do ano letivo, sua frequência, tendo em vista os 75% obrigatórios pela LDBEN nº 9394/06, será computada a partir do total de aulas oferecidas pelo Colégio, descontado o número de aulas a que o aluno faltou com a finalidade de competir, desde que satisfaça à seguinte condição:
    • entregar, previamente, à Secretaria Geral do Colégio por encaminhamento da Coordenação de esporte o comprovante de participação na competição;
    • o aluno terá direito à reposição das atividades pedagógicas desenvolvidas por meio de orientações dos professores e recebimento de material por ventura distribuído em sua ausência, descrevendo-as como estudos autônomos;
  • O aluno deverá comprometer-se a realizar as atividades propostas durante sua ausência, segundo as orientações dos professores.

Não existe reprovação para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. A escola orientará a família, caso a criança apresente dificuldades de desempenho e/ou não esteja preparada para cursar o 2º ano do Ensino Fundamental.