Endereço: Rua Mário Valentin, 115, Santana - Cariacica/ES | Telefone: 27 3246-5400

Salas Temáticas

O estabelecimento de ensino mantém uma sala de estudo e pesquisa nas dependências da própria Escola.

A sala de estudo e pesquisa tem como objetivo proporcionar aos alunos, professores, pessoal técnico e administrativo do estabelecimento de ensino, possibilidades da ampliação de conhecimento cultural, por meio de pesquisas bibliográficas, consultas na internet e leituras diversificadas, constituindo assim uma fonte de informação.

A sala de estudo e pesquisa está aberta para atendimento em todos os turnos e funcionamento do estabelecimento, sempre sob a responsabilidade de um funcionário, encarregado de sua organização e do controle de suas atividades.

O prazo de empréstimo é de 8(oito) dias úteis para livros e a falta a este prazo, implica em multa, impedindo novo empréstimo por período igual ao do atraso.

As obras de referências, enciclopédias, dicionários e outras previamente especificadas, só podem ser consultadas na sala de estudo e pesquisa.

As publicações perdidas ou danificadas devem ser repostas pelo leitor responsável.

Serviços oferecidos:
  • Consulta local de livros, revistas, jornais, mapas e informática.
  • Auxílio à pesquisa;
  • Empréstimo domiciliar;
  • Orientação à padronização dos trabalhos escolares;
  • Atividade de incentivo à leitura: Feira do Livro, Hora do Conto, Teatro, Clube de Leitura, Encontro Mágico e Aulas de leitura com a professora de Língua Portuguesa;
  • Leitura de gibis.
Horário de Funcionamento:
  • Matutino: 08:50 às 11:50 horas.
  • Vespertino: 13:00 às 17:00 horas.
Para uma boa utilização e conservação do acervo do Colégio Castro Alves, segue o regulamento para o uso da Sala de Estudos:
  • Disponibilidade para empréstimo: Cada aluno terá direito a 01(um) empréstimo, a cada 15 (quinze) dias, mediante à devolução do anterior, caso possua, e poderá perder o direito ao uso da Sala de Estudos, caso encontrar-se em débito com o acervo.
  • A solicitação de renovação deverá ser feita pelo responsável, considerando o empréstimo dentro do prazo de vencimento, e autorizado para caso de livros em lista de espera.
Penalidades
  • A Sala de Estudos e os seus recursos são para o uso de todos, por essa questão serão tomadas providências, caso haja eventuais atrasos, assim mantendo a qualidade dos serviços prestados.
  • O usuário deverá atentar-se à data de devolução do material, evitando tais transtornos.
    A não devolução dos materiais implicará com a suspensão imediata do uso da sala de estudos para trabalhos, empréstimos, uso do computador, e multa de R$ 0,10 (centavos) ao dia, não aceitando de forma alguma devolução sem a multa, ou pagamento posterior.
  • Será aceito em caso de extravio ou danos do material, a reposição pelo aluno com o mesmo título ou um similar.
  • Disponibilizamos: impressões no valor de R$ 1,50 (coloridas), e R$ 0,50 (preta e branca), Xerox R$ 0,20, sendo R$ 0,25 frente e verso.
  • É expressamente proibido ao usuário nas dependências da Sala de Estudos:
  • Falar alto;
  • Comer ou beber;
  • Falar ao telefone celular (Lei n° 13.929, de 18/11/2004).
  • Reproduzir documentos conforme à Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610/1998).
  • É dever do usuário respeitar o Regulamento da Sala de Estudos e demais orientações seguidas pelo responsável do setor.

Responsável Elaine Pereira – Bibliotecária