Projeto – Região Serrana – Ensino Médio

REGIÃO SERRANA: AGROTURISMO, EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DA PROPRIEDADE RURAL

1 – Destino: Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins/ES.

2 – Abordagens Pedagógicas

A proposta pedagógica do projeto é associar o conhecimento acadêmico e científico à realidade do aluno(a), conferindo ao ensino o caráter de importância e ludicidade tão caros ao processo de aprendizagem. Dessa maneira, logramos maior assimilação dos conteúdos estudados em sala de aula, possibilidades que apenas a experiência é capaz de oportunizar. Ademais, é nosso objetivo propiciar momentos agradáveis de lazer e alegria, incentivando os(as) alunos(as) a beneficiar-se da oportunidade de exercitar a convivência, o companheirismo e a amizade.

2.1 – Fábrica de Biscoitos Kebis

A história da Fábrica de biscoitos Kebis começa com a vinda das primeiras famílias de imigrantes alemães, chegados ao Espírito Santo em 1847. A pedido dos moradores e visitantes de Domingos Martins, a tradição de produzir biscoitos caseiros com ingredientes naturais foi mantida por décadas na cidade até que em 1994, um grupo de amigos se reuniu e fundaram a Kebis, nome, que remete à junção das primeiras sílabas das palavras keks (“biscoito”, em alemão) e biscoito, uma tentativa de homenagear suas raízes e tradições.

2.2 – Fazenda Carnielli

A Fazenda Carnielli é considerada o berço do agroturismo no Brasil. Sua história tem origem com a vinda dos Irmãos Domenico e Giovani, da região de Vêneto (Itália), para solo brasileiro. Domenico e Giovanni se instalaram em São Pedro do Araguaia, no atual município de Alfredo Chaves. Em troca dos serviços na construção da estrada de ferro, ganharam do governo o direito de cultivar uma propriedade de cinco alqueires. Após 134 anos desde a sua fundação, a fazenda conta popularizou-se por sua produção de queijo e também de café (vencedores do Primeiro Concurso de Qualidade de Café do ES).

2.3 – Apiário Florin

Localizados no Circuito Turístico Orgânicos & Naturais de Pedra Azul, distrito que, por sua vez, é o ápice da ruralidade e da sofisticação gastronômica e hoteleira do município de Domingos Martins. No Apiário Florin os alunos(as) têm acesso ao sistema de Agricultura Familiar genuinamente sustentável, que opera a partir do respeito aos saberes rurais, lutando no associativismo pela comunidade e promovendo a cultura e os produtos locais da Região Turística das Montanhas Capixabas.

3 – Programa de Visita:

Dia: 23/05/2023 (Terça-feira);

• 06h50min – Encontro na escola para organização e embarque;
  • 07h – Saída da escola com destino a Venda Nova do Imigrante/ES;
  • 09h30min – Previsão de chegada e início da visita a Fazenda Carnielli;
  • 12h – Almoço na Fazenda Saúde;
  • 14h – Visita ao Apiário Florin;
  • 15h20min – Visita à Fábrica de Biscoitos Kebis;
  • 16h50min – Retorno para a escola;
  • 18h – Previsão de chegada à escola;

4 – Serviços Incluídos:

• Transporte em ônibus executivo equipado com cinto de segurança, ar condicionado, poltronas

reclináveis, TV, DVD, som, microfone, água mineral e banheiro químico;

• Acompanhamento com Guia de Turismo durante todo o percurso;
  • Serviço de bordo;
  • Visita monitorada à Fábrica de Biscoitos Klebis;
  • Visita monitorada à Fazenda Carnielli;
  • Visita monitorada ao Apiário Florin;
  • 01 Almoço no Restaurante Fazenda Saúde com buffet livre e uma bebida inclusa (água, suco ou refrigerante);
  • Cortesia para 03 professores acompanhantes;

5 – Serviços não incluídos:

• Bebidas em geral não mencionadas no item anterior;
  • Refeições à “la carte” ou aquelas não mencionadas no item anterior;
  • Pernoites e refeições que excedam ao estabelecido no programa;
  • Passeios locais opcionais não mencionados no item anterior;
  • Extras, de caráter pessoal (telefone, gorjeta, lavanderia, etc).

6 – Investimento:

• R$ 239,00 (duzentos e trinta e nove reais);
  • O presente orçamento é valido para um grupo de, no mínimo, 38 pagantes e máximo de 42;
  • Não sendo atingido esse número mínimo no prazo estabelecido, o preço será recalculado ou a excursão será cancelada com a devolução integral do pagamento;

7 – Para fechamento do pacote:

1º Passo: Preencher o formulário com as informações do(a) responsável financeiro e do aluno(a);

2º Passo: Efetuar o pagamento através de link de Pix enviado pela agência via e-mail/whatsapp; Obs: Prazo de 24h para pagamento após o envio do link – a considerar que não seja o último dia de recebimento.

8 – Forma de Pagamento:

• À vista: Pix ou dinheiro;

9 – Inscrições da Viagem:

• Período de Inscrição/Pagamento: 10/05/2023 (quarta-feira).

10 – Local de Pagamento:

• Agência: Atual Turismo e Eventos;

Endereço: Av. Nossa Sra. da Penha, 595, Tiffany Center, 2º Piso, Loja 77, Santa Lúcia, Vitória/ES;

• Os alunos serão acompanhados pelos professores Enzo (Geografia) e Fernanda Almeida (Biologia e pela Coordenadora Sandra D´Avila Queiroz.