19ª Olimpíada Brasileira de Matemática – OBMEP 2024

Cariacica, 10 de abril de 2024.

Datas das provas:

• 1ª Fase: 04 de junho de 2024. Local da 1ª fase: Na própria escola.
  • Divulgação dos classificados para 2ª fase – 02 de agosto de 2024.
  • 2ª fase: 19 de outubro de 2024.
  • Divulgação dos premiados: 20 de dezembro de 2024.
  • Como as provas são divididas:
· Nível 1 (6º e 7º ano)                           · Nível 2 (8º e 9º ano)                      ·Nível 3 (Ensino Médio)

Nossa Coordenadora de Matemática, Profª Sandra D’Avila Queiroz, dará um aulão de treinamento para a olimpíada, conforme cronograma abaixo:

AULÕES DE PREPARAÇÕES

Nível 1 (6º e 7º Anos)
22 de abril 27 de maio
Nível 2 (8º e 9º Anos)
29 de abril 29 de maio
Nível 3 – Ensino Médio
24 de abril 23 de maio

CONHEÇA OS PROGRAMAS ACADÊMICOS DA OBMEP

Site para estudos: www.obmep.org.br neste link, se encontram todas as orientações, datas, provas anteriores, vídeos, simulados e demais informações que deverão ser lidos e estudados com atenção.

Apresentamos a seguir alguns programas desenvolvidos ao longo desses anos e convidamos você a conhecer um pouco mais a OBMEP.

® PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. (PIC)

Destinado aos alunos medalhistas da OBMEP, o PIC é realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo país. Tem como objetivo despertar nos alunos o gosto pela Matemática e pela ciência em geral. Visite a página do PIC e conheça o material preparado para o programa: www.obmep.org.br/pic.htm

® PORTAL DO SABER

O Portal do Saber portaldosaber.obmep.org.br da OBMEP oferece, gratuitamente, uma variedade de materiais relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, além de tópicos adicionais que não costumam ser abordados no Ensino Fundamental ou Médio. Buscando complementar o aprendizado da matemática e da física, disponibilizamos a vocês vídeo aulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos.

® PORTAL CLUBES DE MATEMÁTICA

Encontre toda a semana um desafio no blog clubes.obmep.org.br. Crie com seus amigos um clube de Matemática, participe de gincanas e competições nacionais. O clube lhe dará acesso também a um fórum onde você poderá discutir, com outros alunos do país, questões relacionadas à Matemática.

® POTI – POLOS OLÍMPICOS DE TREINAMENTO INTENSIVO

O programa é destinado aos interessados em se preparar para as provas da OBMEP e da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que estejam matriculados no 8º ou no 9º ano do Ensino Fundamental ou em qualquer uma das séries do Ensino Médio. Para outras informações acesse a página poti.impa.br.

® PICME – PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E MESTRADO

O PICME é um programa que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. Os participantes recebem as bolsas por meio de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado). Para outras informações, visite a página picme.obmep.org.br/

® PROGRAMA OBMEP NA ESCOLA

Voltado para os professores de matemática das escolas públicas, o programa quer estimular atividades extraclasse com o uso dos materiais da OBMEP, tais como provas e Bancos de Questões. Professores e de todo o país são habilitados e preparados para desenvolver essa atividade em sua escola ou em escolas vizinhas. Para outras informações sobre o programa visite: www.obmep.org.br/OBMEPnaescola.html

Você encontrará neste site muitas outras informações e eventos, como as cerimônias regionais e nacionais de premiação, encontros com alunos do PIC, etc.

Visite, participe e incentive a participação na OBMEP. Cerca de 18 milhões de alunos, em praticamente todos os municípios brasileiros, têm participado da competição!

Equipe Pedagógica/Coordenação de Matemática