Conhecido como Sexting (contração de “sexo” e “texting”) o envio de mensagens de texto com fotos ou mensagem com conteúdo sexual.
É cada vez mais comum entre as crianças e os adolescentes já que não o vêem como um problema e se mostram relutantes em falar com os pais sobre isso, por medo de serem castigados.
Perigos do sexting
Os adolescentes podem ver o sexting como uma atividade inofensiva, mas existem riscos, uma vez que, ainda que compartilhem uma imagem propositalmente, isso pode trazer um problema no longo prazo, pois, uma vez enviada, não se tem mais controle sobre ela.
Pode ser que a pessoa que fez alguma fotografia, tenha enviado a algum amigo(a) ou namorado(a) e que, com ou sem seu consentimento, algum tempo depois, esta mesma pessoa possa estar distribuindo entre seus contatos (por mensagem de texto, redes sociais, email, etc.).
Portanto, quando armazenamos ou compartilhamos imagens na internet, estas se tornam públicas e outros usuários podem guardá-las; inclusive podem nunca ser apagadas completamente e no futuro, estas mesmas imagens estejam sendo motivo para chantagens, perseguições escolares ou mesmo atrair criminosos.
Como ajudar a seus filhos numa situação como esta
|