Projeto desenvolvido no Colégio Castro Alves será apresentado em evento Internacional de Educação em Curitiba

seminario

Cariacica, 19 de outubro de 2017.

Srs. Pais ou Responsável,

Temos a honra de compartilhar com a nossa comunidade escolar, que um projeto desenvolvido por professores e alunos do Ensino Médio do Colégio Castro Alves foi selecionado para ser apresentado no III Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras, que acontecerá em Curitiba, no próximo final de semana.

SOBRE O EVENTO

Tema: Educar para a autonomia: o uso de “Metodologias Ativas” para o ensino e a aprendizagem.

Fruto da parceria entre a Editora Positivo e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), o evento será um momento para reflexões e trocas de experiências entre professores sobre as suas práticas escolares na Educação Básica. Esta troca de experiências também ocorre no intercâmbio com professores de escolas portuguesas que compartilham as suas experiências com as escolas participantes do evento.

Ajudar os estudantes a desenvolver a autonomia é uma das missões mais importantes da escola, principalmente porque, em função da complexidade das interações humanas, é necessário atrelar aos conhecimentos instrucionais dos componentes curriculares uma formação ética para a cidadania que propicie a participação responsável e democrática dos sujeitos na sociedade.

O objetivo principal do evento é partilhar boas práticas de ensino e aprendizagem.

Trabalho selecionado para apresentação:

O projeto “NÃO É FRESCURA” surgiu nos debates das aulas de Sociologia (com o professor Emanuel), e teve as disciplinas de Redação (com a professora Fabrisa) e Matemática (com a professora Sandra D´Avila Queiroz) integradas a ele. Foi executado com as 1as e 2as séries do Ensino Médio e buscou compreender os efeitos provocados pelas falas referentes às doenças e transtornos mentais, bem como a atitude de culpabilização da vítima e sua consequência na sociedade.

Para a nossa escola será uma grande honra trocar experiências didáticas com os professores do Brasil e de Portugal e ter o nosso projeto selecionado dentre tantos, confirmando que a nossa trajetória educacional está no caminho certo.

A Direção