Professor de Matemática faz sucesso na web

Professor de escola pública acaba com “trauma” e transforma alunos em craques da Matemática

Educador do Rio de Janeiro deu palestra na última semana para professores de escolas gaúchas

Professor de escola pública acaba com "trauma" e transforma alunos em craques da matemática Vinicius Roratto/Divulgação
Luiz Felipe Lins transformou maneira de ensinar matemática em escola pública do RioFoto: Vinicius Roratto / Divulgação

Caixas de papelão, canetinha e celular são as principais ferramentas de trabalho do professor Luiz Felipe Lins. O educador transformou a Escola Municipal Francis Hime, na periferia do Rio de Janeiro, em uma das instituições públicas mais premiadas do Brasil nas olimpíadas de matemática. A fórmula? Fazer o que considera mais elementar: transformar os números em algo que faça sentido na vida das crianças e dos adolescentes.

Para ensinar matemática a alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, Lins utiliza o papelão e as canetas para criar jogos, como tabuleiro, memória e dominó. Os alunos ainda precisam decifrar enigmas propostos, escrever um texto sobre como se chegou ao resultado registrar todo o processo em vídeo para compartilhar depois com os demais colegas. O objetivo, segundo o professor, é desenvolver habilidades que estão além da matemática, como expressão escrita e verbal e trabalho em equipe.

As caixas de papel também ganham forma de maquete para representar a área da casa que planejam construir. Os estudantes fazem os cálculos do material necessário para a obra e vão até o comércio pegar orçamento de quanto dinheiro é necessário para concluir a construção. A residência novinha fica na teoria, mas os adolescentes aprendem na prática conceitos de área, perímetro, razão e proporção.

— A matemática que eu aprendi na escola e que muitos aprendem até hoje traumatiza, porque prioriza a fórmula, e não dá a menor importância para o raciocínio lógico, para as estratégias de resolução. Eu decidi que iria fazer diferente: ensinar uma matemática conectada com a realidade, que faz sentido para as crianças — diz o educador de 45 anos, 22 deles dedicados ao magistério.

Professor cria jogos para incentivar o raciocínio lógico dos alunosFoto: Arquivo Pessoal

Com uma proposta que evita a decoreba e prioriza o ensino por meio da resolução de problemas, o professor chegou a resultados importantes. Segundo o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplica (Impa), a Escola Municipal Francis Hime conquistou 197 medalhas em competições de matemática nos últimos 10 anos.

Palestrante no 14º Congresso do Ensino Privado gaúcho na última sexta-feira, Luiz Felipe Lins reforçou aos mais de 2 mil educadores presentes no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, que não ensina para as provas, mas para a vida.

— Não mudei a metodologia para que meus alunos fossem campeões nas olimpíadas. Eles se tornaram campeões a partir do momento em que a matemática ganhou novo significado na vida deles.E não são apenas as competições que evidenciam o sucesso do método adotado na escola carioca.

Os resultados da Prova Brasil de 2015, avaliação do governo federal, mostram que metade dos alunos do colégio saem do Ensino Fundamental com aprendizado considerado adequado. Pode até parecer pouco, mas é uma grande façanha diante da realidade do ensino público: em todo o Brasil, apenas 14% dos estudantes sabem fazer contas simples ao concluir o 9º ano. Luiz Felipe ainda quer mais.

— Quero construir o alicerce para o futuro das crianças. E mais do que o aprendizado de uma disciplina, isso representa a formação de um cidadão preparado para o futuro, que sabe otimizar o tempo, que consegue raciocinar, que se expressa bem. Quando eu proponho um problema, os alunos discutem em grupo e apresentam os resultados para a turma, é a matemática viabilizando isso.

Fonte: ZH Educação – Acessado em 16/08/2017