O verdadeiro aprendizado começa dentro de casa. Quando os pais estimulam as crianças desde cedo e acompanham a vida escolar, os filhos desenvolvem o raciocínio com mais facilidade, aprendem de maneira natural, conseguem obter notas mais altas e adquirem o prazer do conhecimento ao longo de toda vida. A participação dos pais proporciona segurança e amplia os vínculos afetivos, o que repercute na melhor formação do indivíduo. Mas nem sempre é fácil, não é mesmo?
Estimular o aprendizado e a autonomia é um passo importante. Veja alguns exemplos de como a participação dos pais na vida dos filhos pode ser incluída no dia a dia.
- Esteja presente na escola de seu filho, priorize sua participação nas atividades e na comunidade escolar.
- Crie uma rotina de estudos em casa, crie o hábito de estudos, mas evite o excesso de atividades e cobranças.
- Interaja e dê o exemplo.
- A atividade é uma leitura? Então, leia com a criança.
- Dialogue e demonstre interesse pelos fatos e acontecimentos que envolvem seu filho.
- Respeite as diferenças: as crianças têm processos de maturidade que divergem uns dos outros.
A participação dos pais na rotina escolar de adolescentes também é importante?
- No Ensino Médio, um dos principais papéis dos pais é auxiliar os filhos a identificar seus talentos. O trabalho de orientação vocacional pode ser uma boa opção. Peça auxílio à coordenação da escola sobre como fazer essa orientação. A identificação dos interesses deixará o adolescente mais confiante, tranquilo e menos ansioso.
- Aproveite essa fase para se aproximar ainda mais do seu filho e visite com ele algumas faculdades. Conhecer o ambiente universitário contribui para motivar e deixar os jovens mais seguros.
- Estimule a organização, a revisão das matérias e converse sobre temas atuais para que possa treinar a redação. Fazer perguntas ajuda a gerar argumentos e desenvolver o pensamento crítico.
- Nessa fase, a alimentação e a atividade física são muito importantes, e o exemplo e a companhia dos pais são motivadores para seguir bons hábitos. Nos dias anteriores às provas, sugira momentos de descanso.
Fonte: Editora Positivo – Acessado em 23/03/2018- às 16:15