Três de cada quatro pais que participaram de uma pesquisa realizada pela Nielsen são amigos de seus filhos no Facebook. Essa realidade só existe porque 41% dos pais obrigam seus filhos a adicionarem eles como amigos.
Isto não é muito recomendável, já que é preciso priorizar o diálogo e acordar alguns pontos:
- Não publicar dados pessoais;
- Não agredir ou faltar com respeito a outros usuários;
- Não aceitar convites de desconhecidos.
Isto é importante porque, pelo menos, metade dos jovens não conhecem pessoalmente todos os seus amigos no Facebook e 41% dos pais conhecem menos da metade dos amigos de seus filhos.
É necessário encontrar um equilíbrio entre o desejo dos pais para ver o que seus filhos estão fazendo e saber que eles estão seguros, com a independência que as crianças procuram. Quase 30% dos adolescentes, se pudessem escolher, admitiram que não seriam amigos dos seus pais no Facebook.
Vantagens e desvantagens de pais e filhos serem amigos no Facebook
Os dois utilizarem as redes sociais lhes permite reduzir as distâncias e se comunicar mais frequentemente, conhecendo mais um ao outro. Porém, se os pais notarem algum comportamento que não gostam em seus filhos, devem falar pessoalmente com eles e não proibi-los de acessar o Facebook.
Alguns pais acabam descuidando de seus filhos para respeitar sua privacidade, mas se colocarem um limite, eles aprenderão muito mais a cuidar de si próprio, já que existem diferentes perigos nas redes sociais.
Mas nem tudo é positivo. Caso os pais monitorem excessivamente muito seus filhos, esses podem se sentir ameaçados e criar um outro perfil para fugir do controle dos pais.
O conceito de “amigo” no Facebook não deve gerar confusão sobre o papel de um pai se comunicar com seu filho realmente como um pai, e não como um amigo.
Por outro lado, os pais devem ter muito cuidado com o que compartilham nas redes sociais já que da mesma forma que podem consultar o que seus filhos fazem, precisam levar em conta que seus filhos também podem ver o perfil de seus pais.
Se os filhos não querem ter os pais no Facebook, é possível criar regras para eles respeitarem. Estabeleça horarios para seu filho acessar a internet, utilizando uma solução de controle dos pais que também gerencia e monitora os sites que ele navega para se manter seguro na internet.
Fonte: Vivo Portal de Segurança