Movimento Criança Mais Segura

Educar, capacitar e conscientizar sobre o uso ético, seguro e legal da tecnologia, junto a pais, filhos e professores é o grande desafio da era digital e a missão do Movimento “Criança mais Segura na Internet. Sendo uma ação de Responsabilidade Social Digital, o Movimento visa a formação de USUÁRIOS DIGITALMENTE CORRETOS, através de campanhas de conscientização direcionada para:

PAIS (família);

FILHOS (crianças e adolescentes de 08 a 18 anos);

ESCOLAS (professores e diretores).

FOCO

Disseminar o uso ético, seguro e legal da Internet e das Novas Tecnologias, através de conteúdos dirigidos para pais, filhos e professores.

Não há como formarmos uma sociedade digital ética e responsável se não for através de um trabalho integrado – família e escola.

Objetivos Gerais

O movimento visa gerar ativistas pela causa, capacitando e compartilhando conteúdos que permitam a educação da criança e do jovem, pais e professores, para o uso saudável das novas tecnologias. O objetivo é que a disciplina de ética e cidadania digital faça parte da grade curricular de ensino. Para alcançarmos esse objetivo, temos no site o Abaixo Assinado Digital Movimento.

Visamos orientar através:

Do uso ÉTICO, SEGURO E LEGAL das ferramentas tecnológicas;

Do conhecimento das leis vigentes;

Dicas para proteção e prevenção;

De dicas para proteção e prevenção, para que as crianças, adolescentes, pais e professores possam usar as novas mídias de forma adequada e sem riscos.

Objetivos Específicos

Entre os objetivos específicos podemos citar o conhecimento dos Direitos e Deveres do novo cidadão da era digital, considerando e orientando sobre aspectos importantes e essenciais para o uso ético e seguro da Internet, tais como:

Identidade Digital;

Reputação Online e uso de Imagem (fotos e vídeos);

Conteúdos em geral da web;

Navegação;

Redes Sociais;

Golpes virtuais, pedofilia e pirataria;

Direitos Autorais;

Respeito às leis em geral;

Responsabilidades dos usuários;

Como resolver incidentes virtuais.

Cartilhas:

Criança Mais Segura na Internet