Livro de presente para crianças: dicas para acertar na escolha

Será que seu filho gostaria de saber da história da colherzinha de café que encontrou um passarinho que caiu do ninho ou de Fortunato Venturoso, o sujeito que nunca teve sorte na vida? Dar um livro de presente é dar a chave de um mundo mágico a explorar. É dar amor e lembranças. Porque junto com uma história, sempre há alguém que vai ler para a criança, ou com a criança, e isso vai ficar na sua memória.

Porém, com a variedade disponível, às vezes as dúvidas surgem: qual o melhor título? Será que ela vai se interessar? É o adequado para a idade? Se for um presente para um amiguinho da criança, a dúvida é maior ainda. Por isso, vamos dar algumas dicas de como acertar na hora de dar um livro de presente.

Preste atenção no que ela gosta

A observação do comportamento da criança é muito importante. Saber o que ela gosta de fazer, que tipo de atividades a atrai e até os desenhos e séries que assiste na TV vão ajudar. Isso dará uma base para definir se ela gosta de algo mais poético, uma história de terror ou aventura. Livros com personagens conhecidos podem ser uma porta de entrada para estimular a leitura.

Peça indicações

A troca de indicações também é interessante. Converse com a professora da criança, o atendente da livraria e pais amigos. A internet (blogs e grupos de mães) é outra fonte de consulta. Procure por livros premiados ou recomendados.

Mostre seus favoritos

Todos temos nossos títulos preferidos, aqueles que marcaram nossa infância. Então, por que não apresentá-los aos nossos filhos? Além disso, há livros que são atemporais. Vocês podem trocar ideias sobre os personagens e reforçar ainda mais o vínculo pais e filhos.

Determine um valor

Definir um valor máximo para gastar também costuma ajudar. Nesse sentido, a criança pode até aprender um pouco sobre o consumo consciente.

Veja a idade indicada

Respeite sempre a faixa etária das obras. Algumas livrarias têm separado, inclusive, os livros pela idade indicada. Vale lembrar que os pequenos se encantam mais pelas figuras, enquanto os já alfabetizados gostam mesmo das histórias.

Folheie

Antes de comprar, não custa folhear a obra. As livrarias têm espaços dedicados para este fim. Sente com seu filho, leia uma prévia da história e mostre algumas figuras. Se fizer a compra on-line, não deixe de ler a sinopse ou resenhas a respeito da obra.

Peça ajuda

Caso o livro seja um presente para um amigo do seu filho, leve-o para ajudar na escolha. Se ele gostar, a chance do amiguinho gostar aumenta bastante.

Caso você ainda tenha dúvidas, saiba quais são os livros da Editora Positivo mais vendidos no último trimestre na Livraria Cultura:

2 a 5 anos

• O gato e a árvore, de Rogério Coelho