É sempre importante lembrar que a prevenção ainda é o melhor remédio contra qualquer “doença”. Neste sentido, a escola deve atuar na promoção da conscientização dos seus alunos através de palestras, debates, seminários, exposições, apresentação de notícias relacionadas ao tema e considerações sobre o produto final entre a inconsequência do agressor e as sequelas deixadas no agredido, além dos desastres causados como consequências dessas desprezíveis ações.
O Bullying Bullying é um termo que vem do inglês bully (valentão, tirano) e como a própria terminologia afirma em seu aspecto etimológico, é um ato de agressão física ou psicológica praticada contra um indivíduo ou grupo de indivíduos projetando neste (s) o constrangimento, injúria, dor física ou psicológica entre outros mais. Esses fatores, que inicialmente parecem inofensivos, em médio prazo começam a desestruturar o agredido de tal forma que, em grande parte dos casos, o levam ao cometimento de crimes tais como agressões físicas graves ou até mesmo o assassinato do agressor.
O Cyberbullying Da mesma forma e com praticamente as mesmas características do Bullying, o Cyberbullyingleva consigo graves tipos de agressões e desrespeitos ao indivíduo amparado pelos princípios morais e legais fixados na carta magna que rege o sistema judiciário brasileiro: a Constituição Federal. O nosso direito de ir e vir nunca foi tão desprezado; a solidariedade humana nunca foi tão escassa; a nossa privacidade nunca foi tão invadida e o individualismo nunca foi tão propagado. O diferencial entre o Bullying e o Cyberbullying é o fato de o segundo ocorrer no plano virtual, principalmente na rede mundial de computares, através dos sites de relacionamentos. OBullying é o universo de agressões conferidas contra a pessoa humana, portanto engloba todas as outras ramificações dessa natureza. Não menos importante é lembrar aos alunos que o Cyberbullying é ainda mais nocivo que oBullying, pois sua disseminação é muito maior, sendo capaz de atingir o mundo inteiro em uma pequena fração de segundos. Além disso, após ser lançada na rede, não se terá mais controle sobre a agressão, por mais que o agressor arrependa-se ela já pode ter sido compartilhada por centenas de pessoas, que em pouco tempo se tornarão milhares, milhões, e assim por diante.
E com base nestas informações, o Colégio Castro Alves através de sua Coordenação e Orientação Pedagógica, promomoveram o I Encontro de Conscientização sobre Bullying e Cyberbullying. Este evento aconteceu aqui no colégio com uma programação especial para informar e orientar nossos (as) alunos(as) sobre as causas e consequências desses atos.
Confiram:
Palestra ministrada por Luciana Stein
|
Mais informações: https://www.youtube.com/user/ccananet | ||||
|