Endereço: Rua Mário Valentin, 115, Santana - Cariacica/ES | Telefone: 27 3246-5400

Preparar nossos alunos para a vida é uma de nossas metas

A formação dos alunos nesta idade, deve ser a motivação e incentivo as descobertas. Em mundo tão globalizado como o nosso, os alunos devem estar preparados para o que é novo, desafiador de seus conhecimentos e saberem buscar soluções para suas maiores dificuldades.

Nossa escola possui uma estrutura tecnológica que associada ao pedagógico e ao lúdico/interativo proporciona um ambiente ideal para a criança desenvolver habilidades e competências absorvendo conhecimento trocando experiencias com outros alunos.

Aprendizagem lúdica

Para que a criança aprenda brincando, preparamos uma coleção didática para a Educação Infantil que promove o aprendizado e o desenvolvimento por meio de experiências divertidas, interativas e significativas. Jogos, brincadeiras, atividades teatrais e músicas trabalham habilidades como criatividade, capacidade física e resolução de problemas.

Princípios

I – éticos: pelo desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e da solidariedade, e pelo respeito ao bem-comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades;

II – políticos: pela observação dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; e

III – estéticos: pela valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão que ocorre por meio de diferentes manifestações artísticas e culturais.

Objetivos

• Proporcionar o “desenvolvimento integral da criança até 6 (cinco) anos de idade, promovendo o seu bem-estar nos seus aspectos físico, motor, emocional, psicológico, cognitivo, afetivo, intelectual, moral e social, complementando a ação da família e da comunidade, possibilitando sua inserção na vida;
  • Proporcionar à criança a aquisição de hábitos e atitudes saudáveis, a fim de valorizar e desenvolver ações de cooperação e solidariedade, ampliando suas relações sociais;
  • Favorecer a aquisição de experiências amplas e diversificadas, de forma criativa, estimulando o seu interesse pelo conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade;
  • Proporcionar à criança uma formação adequada à sua capacidade, em complementação à formação recebida no seio da família;
  • Oferecer atividades de acordo com os métodos de alfabetização que atendam à sua potencialidade e motivação;
  • Possibilitar à criança o desenvolvimento de uma auto-imagem positiva, de forma a atuar cada vez com mais independência, confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.
  • Dadas às peculiaridades do desenvolvimento das crianças de até 5 anos de idade, a educação infantil cumprirá as funções indispensáveis e indissociáveis de educar e cuidar.

Material Didático

O Colégio Castro Alves trabalho com material apostilado da Editora Positivo de Curitiba.

Essa é uma fase de grande potencial de desenvolvimento e de aprendizagem. Por isso, nossos materiais priorizam o brincar e o cuidar, proporcionando experiências significativas e provocando as crianças a cada vez aprenderem mais.

A coleção da Educação Infantil foi elaborada de acordo com as premissas do Ministério da Educação e Cultura (MEC), relativas ao trabalho com crianças de zero a cinco anos. Agora, também, com o lançamento do G3, G4 e G5, alinhados à nova Base Nacional Comum Curricular, com materiais e soluções que equilibram a qualidade da educação em todos os níveis.

Para a criança

• Caixa-brinquedo G3 ao G5

Nosso material didático é mais do que um livro pedagógico, ele vira brinquedo. Cada criança pode soltar a imaginação e transformar o material em um mascote personalizado.

Os materiais trazem experiências lúdicas, interativas e significativas para as crianças.

Livros didáticos integrados, livros de experiências, portfólios, materiais de apoio e caixas brinquedos são recursos para que a criança aprenda brincando. Novidades que incentivam a criatividade de uma maneira única.

Tudo o que o professor precisa

Os professores recebem guias para todo o ano letivo, com orientações e sugestões sobre o desenvolvimento do trabalho apoiado nos recursos didáticos e nos materiais complementares. Um modelo de ensino inovador, que torna as atividades evidenciadas nos livros ainda mais interessantes e enriquecedoras para as crianças.

Para a criança e o professor

• Livros didáticos:
    – 3 x 1 – Desenhar, Brincadeiras das artes, Histórias em cena
    – 4 x 1 – Desenhar, Brincadeiras das artes, Letrar, Numerar
    – 5 x 1 – Desenhar, Brincadeiras das artes, Letrar, Numerar, Investigar
  • Livros de experiências: G3 ao G5
  • Portfólios: G3 ao G5
  • Materiais de apoio: G3 ao G5

Exclusivo para o professor

• Sacola G3 ao G5
  • Lâmina da mascote da turma, cartazes e cartelas com letras e números (G3 ao G5)
  • Livros de orientações ao professor (G3 ao G5)
  • Elementos de contação de história e teatro de fantoches (Somente para o G3)
  • 2 recursos de contagem (somente para o G5)
  • Jogos (G4 – 7 opções; G5 – 5 opções

Por meio das brincadeiras, as crianças vivenciam experiências significativas, se desenvolvem e aprendem o tempo todo.