Crianças e adolescentes naveguem seguros

Crianças e adolescentes, naveguem protegidos!

Lembre-se de que o mundo virtual faz parte do mundo real, logo há perigos que não podem ser negligenciados.

Não divulgue dados pessoais.

Cuidado ao falar com estranhos, você não sabe quem está do outro lado.

Preserve sua privacidade! Converse apenas sobre assuntos públicos. Sua intimidade sexual só diz respeito a você.

Se alguém não o(a) deixou à vontade ou fez algo que o(a) incomodou, diga para parar. Fique atento e não tenha medo dizer NÃO, mesmo que seja para uma pessoa conhecida ou do seu convívio cotidiano.

Fique atento às políticas de privacidade dos sites.

Não aceite convites para encontrar alguém que conheceu na internet. Você não sabe a real identidade dessa pessoa e nem suas intenções. Se de fato quiser conhecê-la, converse primeiro com seus pais ou responsáveis para que o acompanhem.

Incentive seus pais e responsáveis a acompanhá-lo no acesso à internet. Você pode, inclusive, ensinar muito sobre a rede para eles.

Dicas Gerais de Segurança:

Nunca divulgue senhas, nome completo, endereços, números de telefone ou fotos íntimas.

Você distribui qualquer foto sua no mural da escola, no ônibus ou na praia? Por que então divulgar na Internet? Pense bem antes de publicar algo. Uma vez na rede, é praticamente impossível controlar o uso.

Evite gravar as senhas e login no computador para não facilitar roubos.

Comunique-se com educação. Respeito deve valer em qualquer espaço e com qualquer pessoa, mesmo com aquelas que não conhecemos.

Cuidado ao baixar arquivos, eles podem conter vírus, materiais impróprios ou até mesmo serem ilegais. Antivírus e filtros podem ajudar.

Nunca aceite que sites instalem programas em seu computador e não faça download de nada que você não saiba exatamente o que é e de onde vem.

Busque provedores e serviços que ofereçam recursos de segurança, que sejam éticos e responsáveis.

Dialogue sempre com amigos, parentes e professores para se manter informado sobre segurança na internet.

Sempre que ver alguma coisa errada, denuncie por meio do site www.denuncie.org.br

Fontes: Cartilha Saferdicas SaferNet e a Navegar com Segurança.