Instagram é uma rede social que foi lançada por um jovem brasileiro em 2010 e foi comprada pelo Facebookem 2012. Permite carregar imagens e aplicar efeitos sobre elas através de um aplicativo gratuito para smartphones. Estas imagens podem ser compartilhadas com outros usuários, incluindo comentários ou indicar se eles gostam da imagem, ou ainda publicá-las ao mesmo tempo em outras redes sociais como o Facebook e Twitter. Esta rede social já conta com mais de 100 milhões de usuários e mais de 1 bilhão de fotografias carregadas. Além disso, o aplicativo também permite subir vídeos de até 15 segundos. O fato de que você pode compartilhar fotos diretamente de um dispositivo móvel torna bastante atraente para os adolescentes, mas também muito perigoso, porque quando feito através de smartphones é mais difícil de controlar. Alguns dos riscos que os usuários estão expostos são:
Instagram foge bastante ao controle dos pais, já que esta rede social pode ser acessada exclusivamente a partir de determinados smartphones, e as opções de controle dos pais estão mais desenvolvidas para computadores do que para celulares.
Conselhos para minimizar os riscos Primeiro, é importante saber que os criadores desta rede não permitem que seja usada por menores de 13, para que os pais possam decidir em que idade seus filhos tenham uma conta no Instagram, mas é comum mentir sobre a data de nascimento para obter uma conta. Algumas condições recomendáveis para se colocar aos filhos, caso utilizem a rede social:
Como sempre, o diálogo é a melhor escolha para acompanhar seus filhos no uso adequado da tecnologia, mas existem aplicações de controle dos pais para smartphones para complementar qualquer cuidado tomado. |