Visando melhorar a governança escolar no que diz respeito ao uso dos recursos tecnológicos, dentro e fora da sala de aula, desde 2013 participamos do “Projeto Escola Digital Segura”.
A iniciativa trabalha todo o público da comunidade educacional, como educadores, alunos, funcionários, familiares e comunidade e ainda garante que a escola esteja em conformidade com a Legislação e normativa vigente, incluindo o Marco Civil da Internet.
O abundante consumo da tecnologia em todas as classes sociais e faixas etárias, somado à fácil conectividade, ampliou o acesso à informação, à disponibilidade de novos modelos de aprendizado e à comunicabilidade instantânea, trazendo novos desafios para a educação.
As Instituições de Ensino devem reavaliar seus limites pré-estabelecidos de atuação e forma de transmissão de conhecimento, para alcançar os novos canais de comunicação e a nova linguagem que permeiam a rotina dos alunos. Mudando sua cultura institucional e proposta pedagógica para se adequar à Sociedade Digital.
E o Colégio Castro Alves vem obtendo ao longo desses anos de participação, todos os 4 selos referente aos indicadores utilizados como medição, que são distribuídos em quatro especialidades: (1) infraestrutura tecnológica, (2) conscientização do corpo discente e de toda a comunidade relacionada, (3) elaboração de regras e procedimentos quanto ao uso da tecnologia, e (4) capacitação de colaboradores e docentes.
Estamos muito felizes por mais essa conquista, que mostra que somos capazes de oferecer aos nossos alunos o acesso à tecnologia e orientá-los no uso ético, seguro e legal da tecnologia.
Os selos foram entregues pela Drª Patricia Peck em conjunto com a Editora Positivo em um evento realizado no Espaço Positivo em Curitiba/PR. Os selos fazem parte do Projeto Família Mais Segura.
Confiram as fotos do evento que teve a participação do responsável por toda a tecnologia do Colégio Castro Alves, Alexandre Queiroz e a coordenadora do Ensino Médio, Sandra D´Avila Queiroz.
[pegallery id=”9827″ per_page=”10″]
Aqui uma pequena matéria feita pela Paraná Educativa, emissora de TV local.