Só a aprovação no vestibular importa?

É muito comum os pais começarem a se preocupar com o ingresso de seus filhos na universidade logo que eles chegam na adolescência. É claro que o futuro profissional deles é preocupação constante, mas, antes de imaginá-los cursando uma faculdade, cabe uma reflexão: somente a aprovação no vestibular nos importa, ou ela é o resultado de um trabalho que começa na Educação Infantil e envolve inúmeros outros aspectos?O que esperamos de fato da escola de nossos filhos? Queremos que as escolas os preparem para enfrentar os desafios que encontrarão vida afora ou somente para passar no vestibular?

É preciso considerar a característica individual de cada estudante e sua formação como cidadão e, então, prepará-lo para muito além do vestibular e ingresso na universidade. Metodologias como o  interacionismo, por exemplo, trabalham com a visão de que não é possível oferecer ao estudante apenas a aprendizagem de conteúdos conceituais sem observar as características individuais (crenças, valores e modos de agir e pensar). Não há separação entre vida e educação.

Nesse sentido, os pais devem priorizar os processos de aprendizado que preparam o indivíduo continuamente para a promoção de seu desenvolvimento humano. É preciso estar seguro de que a escola é capaz de cumprir esse objetivo e está conectada aos interesses de seu público.

Não podemos esquecer que as pessoas vivem em realidades diversas e carregam isso consigo ao longo de sua trajetória. A educação que nossos filhos recebem precisa valorizar e aproveitar a bagagem de conhecimentos que eles possuem para que a aprendizagem seja significativa. Tudo deve ser levado em conta para garantir um processo educativo mais dinâmico, amplo e adequado à realidade do mundo em que vivemos.

Vestibular em segundo plano?

Uma pesquisa promovida por alunos do Ensino Médio de São Paulo, em parceria com o Instituto Crescer, aponta que, na visão de pais, estudantes e professores, o vestibular está em segundo plano. Quando perguntados para que a escola deve capacitar o aluno, 31,6% dos professores responderam que o principal objetivo é formar cidadãos. A maioria dos pais (55%) e estudantes (33%) responderam que a escola deve desenvolver a capacidade intelectual dos indivíduos. Entre pais e professores, nenhum indicou o vestibular como foco principal, e apenas 12% dos estudantes apontaram os exames para ingressar numa faculdade como objetivo maior.

Fonte: Editora Positivo – Acessado em 06/10/2017 – às 17:13