Endereço: Rua Mário Valentin, 115, Santana - Cariacica/ES | Telefone: 27 3246-5400

Vestibular: motivação e confiança que trazem resultado

shutterstock_110625791
Para encarar a maratona de estudos e alcançar o resultado esperado é preciso boas doses de motivação e confiança

Depois de anos observando os filhos serem amplamente preparados, é normal que pais, ao final do Ensino Médio, estejam ansiosos para verem os filhos garantirem o melhor resultado possível no vestibular e, posteriormente, na vida. A aprovação exige intensa dedicação por parte dos estudantes e a motivação é a principal estratégia para o sucesso dessa etapa. Qualquer receita para um bom desempenho no Enem ou vestibular inclui altas doses de motivação por parte do aluno. Sem ela, fica muito difícil encarar horas de estudo com dedicação e concentração. Mas de onde tirar incentivo para trocar os momentos de lazer por uma rotina de preparação para as provas?

A motivação deve vir da consciência de que é preciso vencer na vida e, nessa hora, a participação dos pais é fundamental. Cabe a eles orientar os filhos nesse caminho e mostrar que, para alcançar o sucesso, o estudante deve manter o foco no objetivo final. Passar com louvor pela maratona dos exames é apenas um dos degraus que o aluno deve ter em mente como objetivo de vida. Seu pleno desenvolvimento como indivíduo social é a meta mais importante a ser perseguida, sempre.

A confiança também é fundamental para manter o estudante firme diante da maratona de provas. Estar seguro de sua capacidade é o melhor caminho para manter a tranquilidade e a concentração. Quando o aluno tem consciência de que se dedicou e se preparou adequadamente, a confiança é consequência. Essa confiança pode ser reforçada com o apoio dos pais. Quanto mais presentes nesse momento, mais seguros os filhos se tornam.

Algumas dicas são valiosas nessa fase e os pais podem ajudar os filhos a colocá-las em prática:

• Sono de qualidade

Durante a preparação e, especialmente nos dias antes da prova, dormir bem é fundamental. Além de relaxar, o sono permite que a informação seja fixada na memória.

• Exercícios físicos

Praticar exercícios físicos ajuda a manter o estresse sob controle.

• Rotina de estudos

É necessário manter uma rotina de estudos, com horários definidos para cada matéria. Além de aumentar a motivação, a grade de horários vai evitar que sejam estudadas somente as disciplinas das quais se gosta mais.

• Fixação do conteúdo

Desenvolver um esquema de estudo próprio, lendo, fazendo resumos e resolvendo exercícios, contribui para a qualidade do aprendizado.

• Método próprio

Reproduzir a matéria com as próprias palavras é uma ótima forma de fixar o conteúdo.

• Planejamento

Para diminuir a tensão, é útil investir em planejamento para o dia da prova. Material, documentos e lanche devem ser separados no dia anterior. Conhecer previamente o trajeto e chegar com antecedência ajudam a manter a tranquilidade.

Fonte: Editora Positivo – Acessado em 06/10/2017 – às 15:59