No handebol, goleira se defende da obesidade e da diabetes

Goleira do Espírito Santo, Sara começou no esporte obrigada pela mãe, que temia doença da filha. Aluna aprende sobre “poeta dos escravos” no colégio onde ganhou bolsa

No handebol, goleira se defende da obesidade e da diabetes

Por Leonardo Filipo, Curitiba

– Eu disse que tinha handebol, mas eu não gostava. Ela meio que me obrigou a ir. Acabou dando certo. Na verdade eu não emagreci, eu só estiquei (risos).

Sara esticou a ponto de virar uma baita goleira. Atraiu a atenção do Colégio Castro Alves, que lhe ofereceu uma bolsa de estudos para defender a instituição privada de Cariacica, que nesta semana representa o Espírito Santo nos Jogos Escolares da Juventude, em Curitiba.

Sara, goleira do Castro Alves Jogos Escolares Curitiba handebol (Foto: Leonardo Filipo)

Não fosse o handebol a família de Sara não teria como pagar a mensalidade, o material e o transporte para o colégio. A mãe, Leila Motta, aluga pulas-pulas em praças e festas. Na mesma casa em Nova Carapina 1 também moram o padastro e a irmã mais nova de Sara. A menina corda às 4 da manhã para estudar, treina à tarde e só volta para casa no início da noite. Não sobra mais tempo e nem disposição para o computador.

No colégio, Sara teve contato com o “Poeta dos Escravos”. Contou que este ano os alunos fizeram um seminário e uma prova sobre Castro Alves.

– Ele meio que mostrava o que os escravos sofreram, e por isso muitas pessoas não gostavam dele. Mesmo ele sendo uma pessoa de boa classe social, ele entendia o sofrimento dos escravos e tentava ajudar. Ele foi meio que a pessoa que iniciou esse representatividade – disse a aluna.

Fã de Geandra, goleira capixaba que defende o Pinheiros e a seleção brasileira juvenil, Sara pretende seguir no esporte. Caso não dê certo, a mãe que a obrigou a entrar no handebol já tem uma alternativa: concurso para a Polícia Federal.

Sara com o time de handebol do Castro Alves nos Jogos Escolares de Curitiba (Foto: Mariana Bolsoni)

Nesta segunda, as capixabas venceram os atuais campeões da competição, Escola Estadual 13 de Maio, de Sorriso, no Mato Grosso, por 18 a 9, garantindo na semifinal o time quatro vezes campeão dos Jogos Escolares. Sobre o papel de Sara na equipe, o treinador Emerson Erlache acredita que a goleira transmita segurança e experiência para as colegas.

– A Sara tem uma história humilde. Às vezes ela toma um ou outro gol que daria para ser defendido, mas todo jogo ela defende no mínimo cinco bolas que nenhuma goleira defende. Isso faz a diferença a nosso favor. Ela não desanima quando erra, tenta ajudar e baixa a cabeça para ouvir quem tem mais experiência que ela. Isso é bonito.

Fonte: Globo Esporte.com – matéria na integra acessado em 20/08/2017 – às 14:20