Trabalho de Física – Ensino Médio – Teorema de Pascal

No segundo trimestre deste ano (2017) as turmas da 2ª série estudaram, dentro da área de hidrostática na disciplina de Física, o teorema de Pascal. Este teorema, determina que quando aplicamos uma força a um líquido, a pressão causada se distribui integralmente e igualmente em todas as direções e sentidos.

A partir desses estudos foi proposto aos alunos que construíssem um braço hidráulico utilizando o princípio de Pascal e também outro tipo de mecanismo, tipo de prensa hidráulica ou elevador hidráulico, e apresentassem de forma explicativa e prática.

Os alunos foram divididos em grupos e trabalharam em cima dos projetos durante aproximadamente dois meses. O resultado da aula prática explicativa feita pelos grupos foi sensacional e pode ser conferido nos vídeos e fotos postados aqui.
Através do princípio de Pascal, pôde-se construir o elevador hidráulico.

[pegallery id=”3541″ per_page=”6″]

[pegallery id=”3542″ per_page=”7″]