Nos últimos dias 3 e 4 de setembro, Curitiba foi sede da segunda edição do maior Festival de Educação da América Latina – o Let’s Go Festival. Realizado no Campus da Indústria, na FIEP, o festival reuniu grandes nomes de educação e tecnologia para falar sobre métodos inovadores de ensino aos mais de dois mil e quinhentos participantes que passaram pelo local.
O Colégio Castro Alves se fez presente ao evento, por meio de seu representante Alexandre Queiroz, responsável pela Tecnologia da Informação e Comunicação do CCA.
O Evento – Descongresso
Uma das atrações mais esperadas era o criador do próprio braço de LEGO®, o andorrano David Aguillar, que contou ao público como fez sua primeira prótese aos nove anos de idade. Mais tarde ele aprimorou o resultado se tornando inspiração para pessoas do mundo inteiro, sendo que, no evento, Aguillar emocionou o público ao mostrar os quatro modelos já criados por ele.
Além de nomes como o do Psiquiatra brasileiro Dr. Jairo Bouer que desenvolveu o projeto colaborativo “ A Tecnologia e o Jovem”, Alejandro Roldán, da Ruta N da Colômbia – Centro de inovação e negócios de Medellín que tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas através da ciência, tecnologia e inovação.
Além desses temas, outros assuntos também foram bastante abordados, por exemplo, como aliar tecnologia e métodos inovadores em sala de aula com o intuito de utilizá-los fora dela.
A metodologia apresentada pelos palestrantes Fabio Flandoli e Valéria Lopes Teixeira também deixa claro que utilizar inovação como uma vertente do ensino ajuda jovens e adolescentes a saírem do ensino médio com uma mente inovadora para atuarem no mercado de trabalho. O método é baseado em 3Ps – Projeto de Vida, Protagonismo e Profissão.
Álvaro Cruz, um dos curadores do evento, afirma que metodologias como as que foram expostas são um caminho mais atrativo para tornar a educação algo apaixonante e realmente estimulante aos alunos e professores. “O Let’s Go Festival teve o objetivo de apresentar novas maneiras de dar aula ao corpo docente, assim como criar um ambiente de networking em que todos possam trocar experiências e conversar sobre a aplicabilidade de suas invenções. Esse método disruptivo, que chamamos de ‘descongresso’, é justamente para explanarmos e mostrarmos que, sim, a educação não deve ser aplicada apenas de forma tradicional, mas contar com a coparticipação de alunos e professores para algo mais moderno e eficaz, que saia da sala de aula para transformar o mundo”, completa.
Todd Ensign, Diretor do Centro de Recursos de Educadores da NASA, também participou do evento e foi um dos palestrantes mais aguardados pelo público que ansiava saber sobre inovação e robótica. Na NASA, o profissional desenvolve softwares para as missões da agência espacial americana, mas também atua como professor da Fairmount Station University, nos Estados Unidos.
Let’s Go Festival em números
- Participantes de 20 estados brasileiros;
- Presença de 300 palestrantes de seis nacionalidades da América, Europa e África, que se dividiram em workshops, palco principal e stands;
- Publico estimado em mais de 2,5 mil pessoas.
Confiram mais em https://www.letsgofestival.com.br/
[pegallery id=”16053″ per_page=”10″]